23 de agosto de 2012

Didiabolic - The Godfather Trilogy


Oi pessoal!


Estou de volta por aqui também! Novas idéias,novas energias!
Recebi um free pass para escrever o que eu quiser!huhuhu
Estava,agora a pouco, pensando sobre o que escrever para marcar a volta do site, olhei para a minha estante (que sempre é a minha salvação) e lá estava ele, olhando para mim, dizendo "FALE SOBRE NÓS!".


O Poderoso Chefão (The Godfather) 1972-1974-1990.

Farei uma oferta irrecusável a ele.

Para que não conhece,”O Poderoso Chefão” é uma trilogia que conta a história da “família” que tem como seu líder Don Vito Corleoni, no primeiro filme temos um Don Vito já com certa idade, bastante imponente e tradicional no ramo mafioso que tenta passar seus “negócios” ao seu relutante filho Michael.

No segundo filme acompanhamos o início da carreira de, ainda, Vito na década de 20 e, ao mesmo tempo, o crescimento do seu filho Michael como um mafioso ainda mais ganancioso que o pai chegando até mesmo estender seus domínios a Cuba pré-revolucionária.

No terceiro filme, o agora Don Michael, já tem certa idade e busca legalizar seus negócios, querendo sair do submundo mafioso, mas enquanto isso tem que lidar com as ambições de um jovem gangster que busca subverter a ordem atual.

Don Vito é interpretado por dois atores, o já consagrado Marlon Brando (que ganhou o Oscar com o personagem) e Robert De Niro (Foi indicado ao Oscar com o personagem).
Don Michael, é maravilhosamente interpretado por Al Pacino que também foi indicado ao Oscar pelo personagem.

O filme também levou a estatueta como Melhor Roteiro, mas foi indicado a Melhor direção, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante,  Melhor Edição de Imagem, Melhor Canção,Melhor Edição de Som.





O filme chegou a ser oferecido a três outros diretores antes de Francis Ford Coppola (que inicialmente recusou), mas eu simplesmente não imagino o filme com uma ótica diferente da dele. Roger Evans, na época, chefe da Paramount Pictures, tinha preferência por um diretor com raízes italianas tendo em mente o fracasso dos outros filmes sobre a máfia com direção totalmente americana. Coppola, com medo de manchar suas raízes siciliana, decidiu que a visão do filme seria uma metáfora sobre o capitalismo americano vivido na época.

Uma das bombas da época foi a cena de uma cabeça verdadeira de cavalo decapitada, grupos de direitos dos animais protestaram contra a cena, mas Coppola afirmou que o cavalo não foi decapitado exclusivamente para a cena.

Admito que levei um certo tempo para assistir a todos os filmes, porque quis assistir junto com o meu avô que acompanhou o sucesso na época e me fazia comentários muito interessantes. Gosto da composição do filme e da coragem característica do Coppola não poupando “sangue” para fazer as cenas.


Acho mágico ver tanto o Robert De Niro quanto o Al Pacino jovens (e uns tetéios por sinal!) e o Marlon Brando já de idade, pois estamos mais habituados a ver exatamente o contrário, Marlon Brando sempre será o sex symbol de “O Selvagem” ( The Wild One-1953) e os dois primeiros temos memórias sempre dos filmes mais recentes, tirando um pouco o Al Pacino, porque eu sempre lembro dele em Scarface(1989).

Ai que bagunça! Deixa eu me resumir, se não vamos até amanhã com isso!

Se você gosta de muito (mas MUITO mesmo) de tiro, tramas e traições, essa trilogia é mais do que uma boa pedida! É de lei!

“Nunca deixe que ninguém de fora da família saiba o que você está pensando.”
_________________________________________________________________________________
 A Didi é estudante de design, nerd assumida, leitora compulsiva, gamer incorrigível, cinéfila das boas, musicalmente eclética, adora longos passeio ao luar!

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More