9 de novembro de 2012

Review | Castle - S05E06 - The Final Frontier


Referencias, referencias e mais referencias...
SPOILERES A SEGUIR:

Episódios de Halloween são para os fracos, Castle faz episódios de Fake Comic-Con, incluindo uma Fake Firefly. Só aqui você consegue sair de um episódio extremamente tenso, como foi o da semana passada, para um episódio cheio de piadinhas nerds e canalhice em níveis inter-estrelares, seja nas referências ou nas homenagens.

Se você cresceu em uma caverna, deixa eu te falar o quão importante esse episódio foi para os fãs de Nathan Fillion. Firefly é tida como a mais inovadora série de ficção-científica dos últimos anos, porém com uma única temporada de 11 episódios (embora 14 tenham sido produzidos), foi brutalmente cancelada, sem nenhuma piedade com nossos frágeis corações de sériemaniacos. O fato é que depois deste cancelamento, a série virou cult e Joss Whedon (criador de Firefly e atualmente é o cara por trás d'Os Vingadores), não conseguiu trazê-la de volta, nem com um ótimo filme. Mas o que isso importa pra essa nossa série policial? Simples, Nathan era o grande astro de Firefly, que neste episódio, foi parodiada por Nebula-9 (fui só eu que achou que a pronuncia de ambas são bem parecidas?)

Dito isso, vamos falar um pouco sobre esse episódio, que me fez rir mais do que qualquer série de comédia que eu esteja acompanhando (até mais que Partners). Deste a abertura, até o seu desfecho, foi uma avalanche de cultura nerd pop, tudo estava representado neste episódio, Star Trek, Battlestar Galactica, Buffy, Firefly, Predador, tudo da melhor qualidade nerd.

E Kate foi a musa nerd que ninguém esperava, com direito a cosplay e tudo. Isso era tudo que Castle mais queria (confesso que eu também), mas o fato de Kate ser uma apaixonada por Nebula-9, fez com que ela defendesse a sua série com unhas e dentes, e acho que foi uma forma de mostrar os fãs de Firefly, que continuam à adorando e defendendo, mesmo depois de tantos anos. Não preciso falar que a química deles estava perfeita, mas ignorar as caras impagáveis de Castle toda vez que Kate o provocava, seria um insulto a interpretação de ambos.

Mais uma vez fui surpreendido com a revelação do assassino e até com a arma do crime, que por grande parte do episódio eu lutei em crer que poderia ser uma arma laser mesmo, mas estamos em um episódio focado no Sci-Fi então esqueçam que isso não é possível, assim como eu fiz. O cenário da Comic-Con (que aqui virou SuperNova-Con) estava ótimo e representou bem como esse tipo de convenção funciona de verdade e acabou fazendo com me minha vontade de ir na You Pix Rio deste ano só aumentasse.

O final do episódio foi criticado por alguns fãs na internet e eu não entendo o porque, afinal é bem a cara de Kate fazer uma surpresa daquela e eu chorei de rir e me surpreendi também, ou seja, Castle é uma caixinha de surpresa do início ao fim.

Obs.: Alexis causando na SuperNova-Con e provocando a melhor reação paternal EVER.
Obs².: Durante todo episódio eu fiquei esperando uma aparição de Kate fantasiada de Inara (Morena Baccarin), fui o único?

Dica: Faça como Beckett sugeriu e faça uma maratona, mas como Nebula-9 não existe, assista Firefly, é rapido e vale a pena, inclusive o filme, que se chama Serenity (em homenagem a nave da série).


E você? Gostou do episódio? Concordou ou discordou da review? Deixe o seu comentário aí embaixo e exponha a sua opinião também.
_________________________________________________________________________________

Thiago Feitosa é apaixonado por cinema, games, quadrinhos e muitas outras coisas. Formado em administração, criou o Dark Defender World e está falindo por causa disso.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More